domingo, 29 de março de 2015

ANIVERSARIO DE TUTÓIA 77 ANOS

Tutóia foi emancipada aos 29 dias do mês de março de 1938, uma pequena cidade no interior do Estado do Maranhão. 

Hoje Tutóia  com 77 anos,  ainda  vive amarrada pelas correntes da ignorância,do descaso,do abandono, desrespeito e corrupção de seus gestores. Sonhamos  um dia vermos Tutóia liberta de  tanta injustiça.

Tutóia uma das cidades mais ricas do Estado do Maranhão, vive tempos difíceis pelo gestor atual... Tutóia conta com um único Hospital publico que funciona precariamente.(construído no governo de Antonio José Neves Rodrigues, há quase 40 anos atras). 

Tutóia sem segurança,sem saúde, sem ÁGUA. Há 77 anos nenhum Prefeito teve a coragem de levar água a nossa cidade. Hoje nossa cidade é governada por uma família de  Ditadores, o Coronelismo impera e nossa cidade não progride, ONDE OS RICOS CADA VEZ FICA MAIS RICOS  E OS POBRES CADA VEZ FICA MAIS POBRE.

Continuaremos sonhando pela conquista da sua dignidade nos serviços públicos que vivem em escassez, com a saúde do teu povo na UTI, sua segurança comprometida, suas escolas caóticas, suas ruas às escuras, seus recursos recebidos e maus administrados.

                                                              PRAIA DA BARRA 




                                             PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM



TUTÓIA: UM BREVE HISTÓRICO ( TEXTO ANTONIO AMARAL)


Tutóia é uma pequena cidade situada ao Norte do Estado do Maranhão, entre as cidades de Paulino Neves, Água Doce do Maranhão e Santana do Maranhão. Sua população é de 52.788 habitantes. Sua área geográfica é de 1.651,647km². Sua densidade demográfica é de 31,96 habitantes por km².

A sede do Município nasce no Porto de Tutóia e se espreguiça pelo litoral, margeada por lindas praias estendendo-se aos pequenos Lençóis Maranhenses até se encontrar aos Grandes Lençóis Maranhenses.

Sua economia gira em torno da pesca artesanal, do comércio varejista e do turismo. Sua agricultura é apenas de sobrevivência, com pequenas plantações de mandioca, milho, feijão e arroz. Da mandioca se produz farinha e tiquira.

Sua cultura é resultado da miscigenação entre índios, brancos e negros. Serviu de berço aldeador dos Índios Tremembé (seus primeiros habitantes). Da mistura desses índios com negros surgiu o Caroço – dança genuinamente tutoiense.

A cidade emerge como atração turística em virtude de suas belezas naturais com predominância em várias praias de águas propícia ao banho de mar e o seu rico artesanato produzido da palha do buriti. Convergem para suas praias milhares de turistas por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário